sábado, 13 de julho de 2013

13 de julho: Dia Mundial do Rock no Brasil


É. Você leu corretamente, e eu não escrevi errado.
Hoje, caríssimos, é comemorado Dia Mundial do Rock. Entretanto, vocês já devem saber, essa data só é comemorada no Brasil. Então por que Dia MUNDIAL do Rock? Vamos lá conversar um pouquinho, por que mais cultura não faz mal a ninguém.

Tudo começou com o Phil Collins no dia 13 de julho de 1985. Phil era mais uma das atrações do glorioso evento Live Aid. O Live Aid foi um evento organizado para arrecadar fundos em prol dos famintos da Etiópa. Ao mesmo tempo, aconteceram shows no Wembley Stadium em Londres, e no John F. Kennedy Stadium na Filadelfia. Houve shows em Tóquio e em Melbourne, porém, não foram eventos tão grandiosos.

Phil foi o único artista a se apresentar nos dois países. Sabe lá Deus como, ele conseguiu sair de Londres e chegar na Filadélfia ainda a tempo de tocar. Os eventos duraram cerca de 16 horas (e somaram mais 30) e alcançaram cerca de 1,5 bilhão de espectadores em mais de 100 países, através das transmissões via satélite. Nos estádios, o publico somado nos dois países foi estimada em 181 mil pessoas. Estima-se também que esse evento conseguiu arrecadar mais de 150 milhões de libras (quase 284 milhões de dólares na época).
Foi tanta gente boa que tocou nesse dia, que o olho enche de lágrima de não poder ter ido, eis alguns deles aqui: B.B. King, Judas Priest, Bryan Adams, Beach Boys, Led Zeppelin, Tom Petty, Bob Dylan, Keith Richards, Ronnie Wood, Mick Jagger, Elvis Costello, Sade, Sting, U2, Dire Straits, David Bowie, The Who, Elton John, Freddie Mercury e o nosso Beatle queridinho e eterno, o Sir Paul McCartney.

O Phil, emocionado pelo evento declarou que aquele dia "deveria ser considerado o Dia Mundial do Rock". Ninguém levou muita fé, mas cinco anos depois, duas rádios paulistanas (89 FM e 97 FM), começaram com programações especiais para lembrar o evento. A programação caiu no gosto popular, e desde então, temos o nosso dia para celebrar o Rock Mundial.


Sinceramente? 
Eu gosto de celebrar o dia do rock! Coloco todos os meus dvds aqui em casa, e faço a minha programação especial. É claro que dia de rock é todo o dia pra mim, mas ter uma data a ser lembrada, é sempre mais divertido!

E qual foi a sua programação do dia do rock?


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário